

Com técnicas elaboradas para desenvolver o corpo e a mente, o Pilates vem se tornando cada vez mais popular. Entre as opções de atividades físicas que otimizam o tratamento para a artrose, o Pilates é indicado pois a série de exercícios gera força muscular, alinhamento postural, aumento de flexibilidade e estabilidade central.
A artrose é um desgaste do tecido cartilaginoso que pode gerar dores e incômodos muito frequentes no quadril ou joelho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 70 a 80% da população com mais de 65 anos possui a doença. Muitas vezes sua causa está ligada ao excesso de exercícios físicos inadequados.
Por isso, além do tratamento médico especializado, o Pilates poderá auxiliar na reabilitação de pacientes com artrose no quadril ou joelho. O Dr. Inácio Ventura apresenta abaixo algumas informações sobre a artrose.
O que é artrose?
Também conhecida como artrite ou osteoartrite, a artrose pode ser definida como o estado de degeneração de uma articulação, em especial da cartilagem, como consequência do desgaste gerado por um ambiente articular e corporal predisposto, alterações biológicas inflamatórias e estresse mecânico.
Geralmente essas alterações atingem articulações como as do quadril e do joelho, este último, no entanto, é mais comumente afetado. A dor e a limitação dos movimentos são os sintomas mais importantes, que acabam levando ao uso prejudicial de medicações e perda de qualidade de vida.
Onde surgiu o Pilates?
Nascido na Alemanha em uma cidade chamada Mönchengladbach, Joseph Humburtus Pilates, 1880 – 1967, foi uma criança praticante de diversas atividades físicas, em decorrência de seus problemas respiratórios e físicos. Lutava boxe e ensinava técnicas de defesa para detetives em Londres, porém, em consequência da primeira Guerra Mundial, era considerado inimigo da Inglaterra.
Exilado para uma ilha chamada Lancaster, Pilates trabalhou com os soldados mutilados na guerra. Após ser transferido para a Ilha de Man como enfermeiro, ensinou aos pacientes exercícios físicos que ele mesmo criava, chamados de contrologia, retirando molas de colchões e macas.
Logo após o fim da guerra, Pilates voltou para a Alemanha e aperfeiçoou suas técnicas. Em 1912, mudou-se para Nova York e abriu o seu primeiro estúdio de Pilates. Faleceu em 1967, porém sua esposa e seus discípulos deram continuidade ao seu trabalho espalhando-o por outros países. No Brasil, o método chegou em 1991 por intermédio de Alice Becker Denovaro.
Como é o método de Pilates?
As aulas de Pilates duram cerca de uma hora, são ministradas individualmente ou em grupo por instrutores com certificação formados geralmente em fisioterapia, educação física ou dança. O método possui um repertório com mais de 500 exercícios feitos em solo ou com instrumentos como a bola, faixas elásticas, entre outros aparelhos.
Outros benefícios do Pilates
Alivia e previne lesões nas costas;
Melhora a postura;
Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
Fortalece os ossos e músculos da coluna;
Auxilia na prevenção de doenças mentais e patologias neurológicas;
Auxilia na prevenção da doença de Parkinson e AVC;
Eleva a autoestima;
Ajuda no controle de doenças reumáticas;
Promove equilíbrio para corpo e mente;
Alivia o estresse;
Tratamento de doenças osteomusculares;
Previne lesões;
Aumenta o condicionamento físico;
Aumenta a concentração;
Melhora a coordenação motora;
Cria resistência física e mental;
Auxilia no controle de peso.
Outras atividades físicas adjuvantes no tratamento da artrose
Atividades físicas de pouco impacto para o joelho ou quadril que fortaleçam os músculos também são indicadas, entre elas a musculação, ioga, treinamento funcional, caminhada leve, alongamento ou hidroginástica.
Tratamento da artrose pelo Dr. Inácio Ventura
O Dr. Inácio Ventura possui opções de tratamento com cirurgias preservadoras ou com próteses minimamente invasivas para a artrose do quadril ou joelho. Entre as várias possibilidades não cirúrgicas, o Dr. Inácio Ventura utiliza com frequência a viscossuplementação.
Todas as articulações produzem um líquido gelatinoso que banha todas as estruturas internas e lubrifica as cartilagens, porém, com a artrose, a produção deste líquido é prejudicada, levando à dificuldade em movimentar a junta e à dor. O método do Dr. Inácio Ventura utiliza ácido hialurônico, que funciona como “gel lubrificante” e possui propriedades anti-inflamatórias.
A viscossuplementação pode trazer resultados para a artrose, como o alívio da dor e melhora da mobilidade, chegando a durar de seis meses a um ano. Não possui efeitos colaterais ou toxicidade e pode ser repetida indefinidamente, enquanto apresentar bons resultados. Para saber mais sobre os possíveis tratamentos ou quais atividades físicas são aconselhadas, conheça o Dr. Inácio Ventura.
Saiba mais sobre o Dr. Inácio Ventura
O Dr. Inácio Ventura é médico ortopedista. Formou-se pela Universidade de Brasília – UnB (2005). Fez Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia – INTO-RJ (2008).
Fez pós-graduação em Cirurgia do Quadril e Joelho no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – HC UFPR (2009), e em Medicina Esportiva e Exercício pela Universidade Veiga de Almeida – UVA-RJ (2009).
No currículo, acumula diversos títulos e certificações como membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e membro efetivo da International Society for Hip Arthroscopy (ISHA) e da American Association of Hip and Knee Surgeons (AAHKS).
O Dr. Inácio Ventura atua como médico concursado e Professor Colaborador Voluntário no Hospital Universitário de Brasília – HUB. Além disso, é sócio-proprietário do Instituto do Osso e da Cartilagem – Unidade Brasília.
Ele desenvolve um trabalho focado em prevenção, tratamentos não cirúrgicos e minimamente invasivos das lesões esportivas e artrose. Possui vasta experiência em cirurgias de reconstrução complexas (próteses) e preservadoras (artroscopias) do quadril e do joelho.