Dr. Inácio Ventura

Dr. Inácio Ventura - Ortopedista - Quadril e Joelho - Brasília, DF

Dor no quadril. E agora?

Dor no quadril. E agora?

Inúmeros são os casos de pacientes, por vezes no auge dos seus 40 ou 50 anos de idade, que relatam “disseram só haver uma solução, a prótese, mas eu deveria esperar 15 ou 20 anos pois ela gasta, nada a fazer agora”. Adultos ainda mais jovens com quadro de dor após atividade física e exames com laudo “normal” ouviram “deve ser lesão muscular ou tendinite, caso não melhore, interrompa sua atividade esportiva”.

De fato, ao longo de quase quatro décadas, a Ortopedia enxergou de maneira exageradamente simplista o sintoma de dor no quadril do adulto – apenas dois diagnósticos eram proferidos: artrose ou lesão músculo-tendinosa.

Destes, duas propostas surgiam: cirurgia de prótese ou uso de anti-inflamatórios e interrupção do esporte.

O fim da era dos palpites sem solução

No início dos anos 2000, a partir dos estudos do Professor Ganz e seu grupo na Suíça, além do advento e evolução da video-artroscopia de quadril, aumentou drasticamente o nível de compreensão sobre os mecanismos de surgimento das lesões do quadril.

Diagnósticos como Impacto fêmoro-acetabular, lesão do labrum e ruptura do glúteo médio associada à bursite passaram a ser identificados e adequadamente tratados com métodos minimamente invasivos como a artroscopia.

Próteses especiais – fabricadas em cerâmica – mais resistentes e com menor desgaste, podem ser indicadas nos casos de artrose avançada, abolindo a sofrida espera durante anos.

Estudos nas áreas de Medicina Regenerativa e Terapia Celular, Genética e Nanotecnologia trazem esperanças de que as cirurgias sejam cada vez menos necessárias daqui alguns anos. Hoje, com avaliação médica cuidadosa e recursos tecnológicos, diagnósticos precisos podem ser firmados na grande maioria dos casos, com soluções viáveis quase sempre.

VEJA TAMBÉM:  Saiba porque correr é bom para o corpo e a mente!

Se você apresenta dor no quadril sem diagnóstico ou está apreensivo, não perca tempo, procure um especialista, informe-se e descubra as mais modernas opções disponíveis.

Saiba mais sobre o Dr. Inácio Ventura

O Dr. Inácio Ventura é médico ortopedista. Formou-se pela Universidade de Brasília – UnB (2005). Fez Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia – INTO-RJ (2008).

Fez pós-graduação em Cirurgia do Quadril e Joelho no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – HC UFPR (2009), e em Medicina Esportiva e Exercício pela Universidade Veiga de Almeida – UVA-RJ (2009).

No currículo, acumula diversos títulos e certificações como membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e membro efetivo da International Society for Hip Arthroscopy (ISHA) e da American Association of Hip and Knee Surgeons (AAHKS).

O Dr. Inácio Ventura atua como médico concursado e Professor Colaborador Voluntário no Hospital Universitário de Brasília – HUB. Além disso, é sócio-proprietário do Instituto do Osso e da Cartilagem – Unidade Brasília.

Ele desenvolve um trabalho focado em prevenção, tratamentos não cirúrgicos e minimamente invasivos das lesões esportivas e artrose. Possui vasta experiência em cirurgias de reconstrução complexas (próteses) e preservadoras (artroscopias) do quadril e do joelho.

Saiba mais sobre o Instituto do Osso e da Cartilagem (Brasília)

O Instituto do Osso e da Cartilagem (IOC) oferece tratamentos atualizados, individualizados e completos nas áreas de Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva, Clínica da Dor e Ultrassonografia Musculoesquelética.

A missão é garantir um atendimento responsável e respeitoso de forma a promover o bem-estar do paciente. O corpo clínico atua sempre baseado em valores como competência, ética, humanização e inovação.

VEJA TAMBÉM:  Medo de Cirurgia? Conheça os riscos e probabilidades

Faça-nos uma visita e conheça nossas instalações e profissionais.

O IOC Brasília: Shopping Deck Brasil, Lago Sul – SHIS QI 11, 1º andar, salas 109-111.

Contatos: +55 (61) 9 9630-0600 / +55 (61) 3248-7350.