Dr. Inácio Ventura

Dr. Inácio Ventura - Ortopedista - Quadril e Joelho - Brasília, DF

Prótese do quadril em jovens: é preciso esperar?

Prótese do quadril em jovens: é preciso esperar?

As altas taxas de sucesso e satisfação dos pacientes com a cirurgia de prótese (artroplastia) do quadril crescem constantemente.. Além de ser uma cirurgia segura, que apresenta ótima relação de risco x benefício, é a solução para problemas que vão além das dores, em pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, há pacientes que recebem a indicação para a artroplastia do quadril e são orientados a adiá-la por serem jovens.

Mas será que é realmente necessário conviver com as dores e postergar a cirurgia?

Jovens que optam pela cirurgia devem se preocupar com a durabilidade da prótese do quadril?

Para pacientes na faixa de 50-60 anos, a principal causa de indicação da prótese do quadril é a artrose secundária ao impacto femoroacetabular.

Baseado nos dados já conhecidos, estes pacientes apresentam uma chance muito grande de conviverem com sua prótese de quadril para o resto de suas vidas, não sendo necessário trocá-las nunca.

Pacientes entre 30 e 40 anos têm como frequentes causas de artroplastia a osteonecrose e artrites inflamatórias. Nesses casos, por escassez de dados na literatura, ainda não podemos afirmar que a prótese durará a vida inteira.

Comumente, artroplastias em pacientes abaixo dos 30 anos são indicadas após sequelas de problemas do quadril na infância e pré-adolescência, como:

Tais pacientes, extremamente jovens, com quadro clínico da artrose sem alívio por meio de tratamentos não cirúrgicos e indicação à artroplastia, devem considerar todas as vantagens desta cirurgia.

Pessoas desse grupo etário estão no auge de sua vida produtiva; sentir dores constantes trará perdas sociais, prejuízos profissionais e de progressão da carreira, além de outros transtornos.

VEJA TAMBÉM:  Saiba como funciona a prótese total de joelho

Por mais que haja maior preocupação quanto à durabilidade da prótese, conviver com os desconfortos e dores por anos não deve ser a única opção.

Vantagens para os jovens que optam pela prótese do quadril

De maneira geral, todos os grupos etários apresentam escores funcionais satisfatórios, mas os jovens são capazes de executar funções mais exigentes, como a prática esportiva mais intensa, por exemplo.

Atualmente, a tecnologia incorporada aos procedimentos cirúrgicos e às próteses já comprovaram durabilidade de décadas, mesmo considerando que pacientes jovens terão maior utilização da prótese ao longo da vida.

Outro fator para se ponderar são os problemas que podem se desenvolver enquanto o paciente retarda sua cirurgia.

A artrose do quadril predispõe a outras artroses secundárias (coluna lombar, quadril contralateral e joelhos, por exemplo). Além disso, predispõe a tendinites e problemas musculares de difícil resolução, assim como ao desenvolvimento de dor crônica, podendo levar a transtornos do sono e depressão, inclusive.

Pessoas com limitações para se exercitar, devido às dores e restrição de movimento, reduzirão sua agilidade, resistência muscular e capacidade cardiorrespiratória.

Outra vantagem é a avaliação de riscos. Pacientes jovens, em sua maioria, não apresentam patologias agravantes, o que torna o procedimento cirúrgico ainda mais seguro e com menores riscos de complicações.