Praticante inveterado de esportes desde os meus 3 anos de vida, fui competidor em todas as modalidades que treinei e aprendi cedo a importância de uma rápida recuperação após as lesões.
Tive uma criação muito próxima aos meus avós, todos altamente longevos e ativos, o que me fez compreender o extremo valor da mobilidade autônoma e indolor, permitindo independência funcional e qualidade de vida.
Com eles e com meus pais, aprendi princípios como a sinceridade, ética e compaixão, que trago para minha prática clínica diária.

Meu querido avô Prof. Ventura, fonte de inspiração, laureado pela Universidade de Cambridge como um dos cientistas mais influentes dos séculos XX e XXI.
Procuro enxergar cada paciente como se fosse um familiar meu, dedicando o tempo e a atenção necessários à compreensão do seu quadro.
Valorizo muito a relação de confiança mútua que deve existir entre o médico e seu paciente.
Com base nestas premissas, pratico no meu cotidiano a Ortopedia dos 3P’s, que explico a seguir:
- Prevention: estimulo meus pacientes e os oriento sobre como investirem na prevenção das doenças crônico-degenerativas, como artrose e osteoporose, e das lesões ortopédicas;
- Preservation: se a lesão já existe, nos esforçaremos para evitar uma cirurgia, estimulando de todas as formas a capacidade de regeneração do próprio organismo;
- Painless: caso as etapas anteriores falhem e seja necessária uma intervenção cirúrgica, todo o nosso empenho será para que o paciente sinta o menor desconforto possível e tenha uma rápida recuperação, utilizando técnicas menos invasivas.
Na realidade, sigo o que gosto de chamar de medicina minimamente invasiva, onde cada etapa é amplamente discutida com o paciente e as condutas sempre evoluem das mais simples para as mais complexas. Exceção é feita nos casos em que uma intervenção precoce pode evitar danos maiores.
É essencial salientar que nada disto é possível somente com o esforço da equipe médica, dedicação e confiança do próprio paciente, além do trabalho de excelência da equipe de fisioterapia e educadores físicos, são imprescindíveis.