Dr. Inácio Ventura

Dr. Inácio Ventura - Ortopedista - Quadril e Joelho - Brasília, DF

Saiba como funciona a prótese total de joelho

Saiba como funciona a prótese total de joelho

A artrose e outras doenças levam ao desgaste da cartilagem do joelho. A deterioração da cartilagem acaba expondo os ossos que, ao entrar em contato direto, se deformam. Ao longo desse processo, os meniscos acabam perdendo sua função. Todo esse cenário pode causar deformidades ósseas que geram dor e insuficiência dos ligamentos. A substituição da parte machucada — as cartilagens de revestimento da tíbia e do fêmur —, além da correção da deformidade e restauração da mecânica articular, é o que se chama de cirurgia de prótese total de joelho.

Como funciona a cirurgia de prótese total de joelho?

Antes de mais nada, é preciso preservar a estrutura muscular e óssea, mantê-la íntegra é essencial para que o procedimento tenha sucesso. Ou seja, quanto menos agressão aos tecidos saudáveis melhor o resultado. Assim, na cirurgia de prótese total do joelho, retira-se uma lâmina óssea da base da tíbia, para eliminar a parte doente, que é substituída por uma cartilagem metálica. O mesmo processo acontece na extremidade do fêmur.
Essas superfícies artificiais irão articular-se com a ajuda de um plástico especial, chamado polietileno, que, colocado entre as duas, fará o papel dos meniscos. Em relação à amplitude de movimento, os resultados alcançados com a prótese são muito próximos aos de uma articulação normal.

Quando a prótese total de joelho pode ser indicada?

A prótese total de joelho pode ser indicada em casos de doença muito avançada. Só para exemplificar, o procedimento pode ser conveniente em casos de osteonecrose do joelho, osteoartrose e artrite inflamatória decorrente de doenças reumatológicas em estágio avançado.
Se o problema limita a qualidade de vida do paciente, e medidas terapêuticas conservadoras (como medicamentos orais, fisioterapia, infiltrações e subcondroplastia) foram tentadas e não houve melhora da dor ou da capacidade de movimento, a prótese pode ser a melhor solução.

VEJA TAMBÉM:  Dor no quadril. E agora?

Quais as vantagens?

As próteses aproximam-se, em amplitude de movimento e funcionalidade, de uma articulação normal. Além disso, sua evolução e tecnologia melhoraram as perspectivas para o procedimento e aumentaram a durabilidade dos materiais. Assim, entre as vantagens da cirurgia de prótese do joelho, é possível destacar a melhora da função e a redução ou desaparecimento da dor, além da rápida recuperação.
Atualmente, diversas inovações têm sido aplicadas às próteses modernas, como é o caso da prótese com vitamina E — antioxidante que, quando aplicado ao polietileno, tem mostrado redução do desgaste deste, favorecendo o resultado da cirurgia. Além disso, elas também podem ser feitas sob medida, para um encaixe ainda mais próximo do natural.

Como se preparar para a cirurgia de prótese total do joelho?

A cirurgia começa no consultório, nos esclarecimentos, na conversa que tira todas as dúvidas do paciente. Mesmo porque é preciso adequar as expectativas do paciente aos resultados que serão alcançados por meio do procedimento. Nem todo paciente é um paciente ideal para a cirurgia de prótese total do joelho, e todos esses aspectos precisam ser levados em consideração antes da indicação.

Saiba mais sobre a cirurgia!

Sobre o Dr. Inácio Ventura

O Dr. Inácio Ventura é especialista em Cirurgia do Quadril e Joelho, em especial próteses e artroscopias do quadril e joelho. Adicionalmente, atua também na prevenção das lesões e doenças ortopédicas, além do tratamento não cirúrgico destas. Prega uma medicina minimamente invasiva, em que cada etapa é amplamente discutida com o paciente e as condutas sempre evoluem das mais simples para as mais complexas, exceto nos casos em que uma intervenção precoce pode evitar danos maiores.