Proloterapia
O termo é uma fusão da expressão “terapia proliferativa”, que significa terapia indutora de regeneração tecidual.
Basicamente, é a injeção de uma solução com pequeno potencial inflamatório diretamente no local da lesão, o que estimula o próprio organismo a promover cicatrização e regeneração.
Baseia-se no princípio de que a maioria das lesões ou doenças músculo-esqueléticas levam a algum grau de instabilidade, e esta instabilidade prejudica a cicatrização natural e perpetua o ciclo de dor e perda de função. Com a aplicação da solução, estes tecidos se “fortaleceriam”, tornando-se mais estáveis e sem dor.

Para determinadas lesões do Joelho e Quadril, há evidências do mais alto nível científico.
Esta era a proposição inicial, quando se prestava a tratar principalmente lesões ligamentares e tendinopatias, porém, com a disseminação do seu uso houve expansão das indicações e já há trabalhos demonstrando ação direta no mecanismo da dor por inibição do estímulo de fibras nervosas e outros estímulos cicatriciais na cartilagem.

Trabalhos tem demonstrado sucesso para dor na coluna vertebral (como em hérnias de disco e artrose, por exemplo)
Esta é uma técnica milenar, porém, na antiguidade, os métodos utilizados criavam tecido cicatricial rígido, com características distintas do natural. Hoje, com a evolução do método e das substâncias aplicadas, consegue-se estimular a cicatrização mais natural, levando ao fortalecimento do tecido lesionado sem perda da flexibilidade e função.
Assim como outras técnicas minimamente invasivas com uso de infiltrações, preferencialmente deve ser realizada com auxílio da ultrassonografia (bloqueio guiado por US) e pode ser utilizada para tratar diversos transtornos, como tendinites, entorses, lombalgia, artrose e outros – cada indicação sendo avaliada individualmente.
A realização do procedimento é muito prática, segura e confortável para o paciente, desde que feita em local com estrutura adequada e por médico com experiência na área. Não exige nenhum preparo por parte do paciente, ocorre na própria clínica e permite retorno imediato às atividades cotidianas.
Por todas estas características, é frequentemente utilizada em associação aos outros métodos e técnicas de tratamento não-cirúrgico, o que otimiza e potencializa sobremaneira os resultados satisfatórios.
Gostaria de saber mais a respeito desta terapia?
Dúvidas se é indicada para o seu caso?
Siga-nos nas redes sociais, entre em contato e agende uma consulta!