O que é?
É um método não invasivo, realizado no próprio consultório, onde o aparelho emite uma energia que se propaga mecanicamente (não há transmissão de energia elétrica) através dos tecidos até atingir a área lesionada.
Já vem sendo utilizada pela Ortopedia há mais de 2 décadas em vários países com resultados bastante consistentes e comprovação científica.

Aparelho moderno para Terapia por Onda de Choque.
Qual a indicação?
Classicamente indicado e com amplo embasamento teórico-prático demonstrado pela literatura para os casos de tendinopatias e dores musculares crônicas, além de problemas na consolidação de fraturas.
Pacientes que apresentam lesões (tendinite Aquiles, fasciite plantar, tendinite patelar, bursite trocantérica do quadril, epicondilite do cotovelo, etc) que não apresentaram melhora com outros tratamentos tem indicação para este método.
Como funciona?
Nestes casos em que o tendão permanece inflamado por muito tempo, sua estrutura se altera, havendo perda da vascularização e da qualidade do tecido, que adquire aspecto fibroso, degenerado.
Quando a energia gerada pela onda de choque atinge estas estruturas, elas provocam microcavitações (microlesões) que estimulam o aumento da vascularização local, o equilíbrio de substâncias pró e anti-inflamatórias e a regeneração do tecido degenerado.
Controlando a intensidade do estímulo, consegue-se também o alívio da dor e diminuição da contratura muscular logo após a sessão.

Terapia no joelho, para tendinite patelar crônica – simples, rápida, não invasiva.
Quais os objetivos?
Desta forma, a Terapia por Ondas de Choque possui dois objetivos principais:
- Curto prazo: alívio da dor e relaxamento muscular, observado poucos minutos após a sessão;
- Médio prazo: estímulo regenerativo para renovação de tecidos lesionados por tecidos saudáveis. Por depender de uma resposta biológica do próprio organismo, apresenta resultados mais perceptíveis após o prazo de 2 a 4 meses. Contudo, quando se atinge este objetivo, o alívio da dor costuma ser mais duradouro e persistente.
Como é o tratamento?
Normalmente, são realizadas em média 5 sessões, com intervalos semanais, cada uma com duração de cerca de 15 minutos para cada região afetada.
As sessões são levemente dolorosas, pois atingem tecidos que estão cronicamente inflamados.
Uma das grandes vantagens, pela praticidade do método, é que funciona muito bem associado a outras terapias, potencializando o efeito destas.
Você sofre há tempos com tendinites “incuráveis”?
Agende uma consulta e descubra se esta é uma solução indicada para o seu caso!