Viscossuplementação “ácido hialurônico”
O que é?
Todas as nossas articulações produzem constantemente um líquido gelatinoso que banha todas as estruturas internas e lubrifica as cartilagens, garantindo um movimento fluido, com mínimo atrito e sem dor. Uma das principais substâncias que compõem este líquido é o ácido hialurônico.
Quando as articulações apresentam alguma doença, em especial o desgaste das cartilagens ou artrose, a produção deste líquido é prejudicada, levando à dificuldade em movimentar a junta e à dor. Nestes casos, é necessário fazer a reposição deste líquido com a aplicação do ácido hialurônico na articulação para estimular o organismo a voltar a produzir seu lubrificante natural com qualidade.
À esta aplicação intra-articular de ácido hialurônico chamamos de viscossuplementação.

Seringa com ácido hialurônico.
Como funciona?
O ácido hialurônico, além de funcionar como “gel lubrificante”, possui propriedades anti-inflamatórias de longa duração, graças à ligação celular que ele é capaz de realizar e modificar a expressão de fatores genéticos específicos.

Viscosidade do produto, que garante adequada lubrificação da articulação e efeito mais duradouro.
Por esta característica, a viscossuplementação pode alcançar resultados favoráveis com o alívio da dor e melhora da mobilidade bastante satisfatórios, chegando a durar de 6 meses a 1 ano. Por não possuir efeitos colaterais ou toxicidade, pode ser repetida indefinidamente, enquanto apresentar bons resultados.
Apenas reações adversas leves e esporádicas foram relatadas na literatura.
Quem e quando deve se submeter?
Todos os pacientes com desgaste das cartilagens são elegíveis a esta terapia, porém as respostas são mais favoráveis quanto mais precoce o tratamento for instituído, sendo mais indicado para os casos de artrose leve e moderada.

Joelho inflamado, com cartilagens destruídas (gastas).
Para os casos de artrose avançada, costuma ser indicada a viscossuplementação aos pacientes que não desejam se submeter ao tratamento cirúrgico, desejam postergá-lo ou possuem contra-indicação formal à realização da cirurgia.
Pacientes que apresentam contra-indicação ou efeitos colaterais frequentes com o uso de medicações para a dor (queimação estomacal, constipação, enjoo, etc) também podem se beneficiar bastante deste tipo de procedimento.
Onde pode-se usar?
Qualquer articulação pode se beneficiar desta terapia, em especial o joelho, o quadril, o tornozelo e o ombro.
Como é o procedimento?
Utilizando a ultrassonografia (ver tópico) para orientar o procedimento, tem-se a garantia de se estar aplicando o ácido hialurônico no local correto (especialmente útil para articulações profundas, como o quadril), conferindo maior acurácia, segurança e efetividade ao procedimento, além de menos desconforto.

Após aplicação do ácido hialurônico (viscossuplementação), cartilagens “revestidas” por gel.
Com estrutura e instalações adequadas, pode ser realizado na própria clínica, de forma rápida e praticamente indolor, e o paciente pode retornar às suas atividades cotidianas logo em seguida. Em geral, é recomendável que se evitem atividades mais intensas nas primeiras 48h.
Será que a viscossuplementação seria indicada para o seu caso?
Marque uma consulta e esclareça todas as suas dúvidas!