Dr. Inácio Ventura

Dr. Inácio Ventura - Ortopedista - Quadril e Joelho - Brasília, DF

Osteonecrose da cabeça femoral: Causas, sintomas e mais

Osteonecrose da cabeça femoral: Causas, sintomas e mais

A osteonecrose, embora menos conhecida do que outras doenças ósseas, é uma condição séria que merece atenção. Neste artigo, exploraremos o que é a osteonecrose, suas causas, sintomas, exames e diagnósticos ideais, bem como as opções de tratamento disponíveis. Compreender essa doença é o primeiro passo para lidar com ela de maneira eficaz.

O que é a Osteonecrose cabeça femoral?

A osteonecrose, também conhecida como necrose avascular, é uma condição que afeta os ossos. Ela ocorre quando uma diminuição do suprimento sanguíneo leva à morte do tecido ósseo (infarto ósseo), resultando em dor, inflamação e, em casos mais avançados, destruição (colapso do osso afetado). Geralmente, a articulação do quadril e do joelho são as áreas mais comumente afetadas pela osteonecrose.

Causas e Sintomas

As causas da osteonecrose podem variar e incluem lesões traumáticas, uso prolongado de corticosteroides, consumo excessivo de álcool, anemia falciforme, doenças do colágeno ou endocrinológicas,  mais recentemente covid e entre outros fatores. Os sintomas também podem diferir dependendo da fase da doença, mas geralmente incluem:

É importante estar ciente desses sinais, pois o diagnóstico precoce pode levar a opções de tratamento mais eficazes.

Exames e Diagnósticos Ideais

Para diagnosticar a osteonecrose, uma variedade de exames e testes são geralmente realizados. Isso inclui:

VEJA TAMBÉM:  Cirurgia do quadril na Europa

É fundamental procurar um médico se você suspeitar de osteonecrose, pois um diagnóstico preciso é essencial para o tratamento adequado.

Tratamento da Osteonecrose

O tratamento da osteonecrose cabeça femoral visa aliviar a dor, melhorar a função da articulação e retardar ou impedir a progressão da doença. As opções de tratamento variam dependendo da causa subjacente, da localização da osteonecrose e do estágio da doença. Algumas abordagens utilizadas incluem:

Medicamentos orais: Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser prescritos para aliviar a dor e a inflamação

Modificadores da doença: classes específicas de alguns medicamentos, como os utilizados contra a osteoporose, anticoagulantes ou colesterol podem ser utilizados para evitar a progressão da doença.

– Terapia adjuvantes:  Podem ajudar a melhorar a função da articulação e reduzir a rigidez e, até mesmo retardar o avanço da doença: Terapias técnicas, ondas de choque, câmera hiperbárica e outros.

Injetáveis: Agem mais diretamente no ambiente da articulação com os mesmos objetivos citados, porém, de forma mais específica e sem efeitos colaterais: analgésicos e anti-inflamatórios, fitoterápicos, ácido hialurônico, proloterapia e enxertos biológicos

–  Tratamentos cirúrgicos: Em estágios avançados, podem ser necessárias intervenções cirúrgicas, como a substituição da articulação afetada.

Tratamento precoce

O tratamento precoce geralmente leva a melhores resultados, portanto, a detecção e o diagnóstico rápidos são cruciais.

Em resumo, a osteonecrose da cabeça femoral é uma condição óssea séria e que com frequência, acaba com a qualidade de vida de uma pessoa. Não podemos esquecer que essa condição é um “infarto ósseo”. Por isso, compreender suas causas, sintomas, exames e opções de tratamento é fundamental para enfrentar essa doença de maneira eficaz. 

VEJA TAMBÉM:  Qual o momento ideal para a cirurgia de prótese?

Se você suspeitar de osteonecrose, consulte um especialista com experiência na área para receber o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado. Não deixe que a osteonecrose limite sua qualidade de vida; busque ajuda e orientação médica técnica.

Osteonecrose tem solução!