Dr. Inácio Ventura

Dr. Inácio Ventura - Ortopedista - Quadril e Joelho - Brasília, DF
Saiba mais sobre

O Dr. Inácio Ventura

História:

Nasci em Brasília – DF e vivi lá até os 23 anos, nutrindo uma grande paixão pela cidade. Cursei Medicina na Universidade de Brasília (UnB) e me formei em 2005.

Formação:

Fui aprovado na Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) – Rio de Janeiro, um renomado hospital federal especializado em ortopedia de alta complexidade.

Realizei minha primeira pós-graduação latu sensu em Medicina do Esporte na Universidade Veiga de Almeida – RJ.

Pós-graduação em Cirurgia do Quadril e Joelho:

Em 2009, mudei-me para Curitiba – PR para iniciar minha pós-graduação em Cirurgia do Quadril e Joelho no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR).

Trabalhei como médico voluntário no Grupo de Cirurgia do Quadril e Joelho do HC-UFPR, no Banco de Tecidos Músculo-esqueléticos de Curitiba e no Instituto Paulo Alencar, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Alencar, um destacado ortopedista nacional e internacional.

Interesse em Artroscopia e Cirurgia Preservadora do Quadril:

Desenvolvi interesse em Artroscopia e Cirurgia Preservadora do Quadril, inspirado pelo Dr. David Gusmão, um renomado especialista na área. Tive a oportunidade de acompanhá-lo no Hospital Moinhos de Vento e na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – RS, complementando meu treinamento com cursos práticos no Brasil e no exterior, incluindo o Master Course de Artroscopia do Quadril em Chicago, EUA.

Retorno a Brasília e Contribuição para a Ortopedia:

Em 2012, retornei a Brasília com o objetivo de contribuir para o crescimento da Ortopedia na capital federal.

Desde então, tenho dedicado minha carreira ao aprimoramento de técnicas cirúrgicas avançadas para o quadril e joelho, além de focar na prevenção de lesões e doenças ortopédicas e no tratamento não-cirúrgico.

 

Fases da Carreira – Focos de Atenção:

Até 2014, foquei em aprender as melhores e mais complexas técnicas cirúrgicas para quadril e joelho, estudando em hospitais-escola renomados e participando de cursos práticos de destaque internacional. A partir de 2015, adicionei o foco na prevenção de lesões e doenças ortopédicas e no tratamento não-cirúrgico.

Realizei uma especialização, dois cursos importantes e conquistei duas certificações internacionais nas áreas de Medicina Regenerativa, Nutrição, Fisiologia, Metabolismo e Avaliação Biomecânica-funcional do Movimento. Atualmente, ofereço aos meus pacientes um amplo leque de opções, incorporando o conhecimento adquirido ao longo das diferentes fases da minha carreira.